Como corrigir problemas ortodônticos infantis

Por: Orto Baby • 29 de Novembro de 2022

Como corrigir problemas ortodônticos infantis

Algumas crianças também precisam passar por tratamentos ortodônticos, principalmente para prevenção de futuros problemas, pois alguns procedimentos têm melhor eficácia quando tratados no período de crescimento. Continue lendo e entenda como podem ser feitas essas correções ortodônticas!

ORTODONTIA INFANTIL

Essa especialidade odontológica faz intervenções na fase de crescimento da maxila e mandíbula, devolvendo a forma e o tamanho adequado às bases ósseas.   Dessa forma os dentes terão espaço para serem posicionados de forma adequada.

É importante lembrar que a ortodontia preventiva é necessária em casos de mordida cruzada, mordida aberta, mordida profunda, falta ou excesso de crescimento da maxila ou da mandíbula ou ambas.

COMO OS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS PODEM SER CORRIGIDOS?

O tratamento ortodôntico infantil é dividido em três fases, sendo elas a interceptativa, a corretiva e a contenção. Confira abaixo:

Na fase interceptativa, o tratamento é iniciado, em alguns casos, em torno de 3 a 4 anos de idade e, em outros, a partir dos 6 anos de idade. O desequilíbrio nos ossos da face normalmente está associado ao desequilíbrio muscular e às alterações respiratórias.  Nesses casos é importante um acompanhamento com fonoaudióloga e otorrinolaringologista.

Na fase corretiva, o foco principal é deixar os dentes alinhados. O tratamento é feito por aparelhos fixos ou alinhadores.

A contenção é a fase final do tratamento onde se utiliza aparelhos móveis para conter e estabilizar os dentes na posição alcançada.

QUANDO DEVO PROCURAR UM ORTODONTISTA INFANTIL? 

A ortodontia infantil é mais utilizada como um tratamento precoce, mas existem alguns sinais que os pais devem observar e levar a criança ao dentista assim que possível. Confira abaixo:

- Queixo para frente;

- Mordida cruzada;

- Arcadas estreitas;

- Anasalamento vocal;

- Mordida aberta, onde os dentes da frente não se tocam;

- Dentes em locais incomuns como em cima, atrás de outros ou no céu da boca;

- Respiração bucal, associada a olheiras e falta de vedamento labial.

Procurar um dentista e iniciar um tratamento vai auxiliar a respiração, melhorar a mastigação e evitar tratamentos mais longos e complexos quando adultos, além de proporcionar bem-estar e conforto às crianças.  Devemos também levar em conta que estaremos evitando complexos, baixa autoestima e problemas emocionais.

GARANTA OS CUIDADOS DE PREVENÇÃO BUCAL INFANTIL!

A ORTO BABY atende toda sua família e é especialista no atendimento odontológico em crianças. Temos um atendimento personalizado e lúdico, além de uma área para brincar. Nos procedimentos e consultas deixamos as crianças confortáveis fazendo uma familiarização com os aparelhos, garantindo, assim, a melhor experiência para os baixinhos.

Agende  uma consulta conosco!
Nunca é cedo demais para cuidar da saúde bucal!

Pesquisar
Últimas Notícias